Campus Sorocaba realiza I Fórum sobre assédio sexual e violência de gênero

Acontece no Campus Sorocaba na próxima semana o I Fórum sobre assédio sexual e violência de gênero, com o objetivo de debater a temática das relações de gênero e apresentar, particularmente a estudantes, os canais institucionais de suporte e defesa nos casos de violência de gênero e assédio sexual. O evento foi organizado por um grupo de docentes do Campus, a partir de demandas e denúncias de estudantes, com apoio da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da Instituição.

A programação prevê encontros nos dias 5 (segunda-feira, às 17 horas) e 7 (quarta, às 19 horas), no Auditório do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Nos dois encontros, a ideia é que haja manifestações de estudantes e servidoras docentes e técnico-administrativas, além de discussões e deliberações voltadas à constituição de uma rede institucional de apoio e de combate ao assédio sexual e à violência de gênero. Além disso, haverá duas palestras. No dia 5, haverá apresentação de Annie Schmaltz Hsiou, docente da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, sobre a experiência de constituição de uma rede de mulheres naquela instituição. No dia 7, Lígia Winter, da Faculdade ESAMC, de Sorocaba, fará a palestra “‘Elas andavam sozinhas’: construções discursivas da opressão”.

Além dos debates, também estão sendo preparados materiais – folhetos e cartazes – sobre as formas mais comuns de assédio sexual e violência de gênero nas universidades, bem como de divulgação dos canais institucionais a serem buscados pelas vítimas. Todas as mulheres do Campus Sorocaba estão convidadas à participação nos eventos e na construção da rede de apoio.

Mais informações estão na página do evento no Facebook, onde também é possível responder questões para um levantamento sobre a ocorrência de violência de gênero e assédio sexual.