Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro de Educação na Atenção ao Usuário de Drogas disponibiliza livros

Centro de Educação na Atenção ao Usuário de Drogas disponibiliza livros

O Centro Regional de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da Região de Sorocaba, coordenado por docentes do Campus Sorocaba da UFSCar, disponibilizou para acesso online e gratuito três livros produzidos ao longo da trajetória do Centro (cuja sigla é CRR-UFSCar-Sorocaba). O Centro foi criado no contexto do “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas”, lançado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas em 2010. Desde a sua criação, já realizou, dentre outros projetos, vários cursos de aperfeiçoamento profissional organizados a partir de um referencial teórico e propostas metodológicas que buscam enfatizar a questão dos Direitos Humanos dos usuários de drogas, com mais de 850 concluintes, das diversas áreas que atuam na atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas.

O primeiro livro disponível – intitulado “Usuários de drogas: da invisibilidade ao acolhimento” –  foi lançado em 2013 e relata justamente o processo de implantação do Centro, seus referenciais teóricos e abordagem prática, a construção da rede de parceiros e as primeiras pesquisas realizadas. Os organizadores da obra são Marcos Roberto Vieira Garcia, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e Coordenador Geral do CRR, e Yoko Oshima Franco, docente da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Outra obra é o livro “Aprimorando a rede de atenção aos usuários de drogas em um contexto local”, que, como indica o título, relata diferentes etapas de um projeto desenvolvido na região de Sorocaba, incluindo o mapeamento da rede, seu aperfeiçoamento e a avaliação da intervenção realizada. O livro é de 2015, organizado por Garcia; por Simone Peixoto Conejo, psicóloga atuante no Campus Lagoa do Sino da UFSCar; e Valéria Cristina Antunes Lisboa, psicóloga que atua como tutora no CRR.

O terceiro livro, lançado em 2017, é “Drogas e Direitos Humanos – Caminhos e Cuidados”, que reúne pesquisas e reflexões sobre as experiências de formação realizadas pela equipe do CRR. A obra foi organizada por Garcia, Conejo e por Teresa Mary Pires de Castro Melo, também docente do DCHE. “O título do livro remete à ideia de que o cuidado depende do caminho escolhido. Nós temos dois grandes paradigmas no que diz respeito à atenção ao usuário de drogas: o da ‘guerra às drogas’, que quer acabar com elas a qualquer custo e entende que isso é possível, e aquele mais progressista, de redução de danos, respeito ao usuário, humanização do atendimento. O trabalho no CRR está inscrito neste segundo paradigma, e o livro busca justamente contribuir para a concretização de soluções mais efetivas, que combatam o senso comum e a ideia de que existem soluções fáceis”, explica Garcia.

Todas as obras estão disponíveis no site do CRR-UFSCar-Sorocaba. O contato com o Centro também pode ser feito pelo e-mail .

No momento há eventos cadastrados

« Janeiro 2022 »
Janeiro