Docente do CCHB fala sobre inovação em concurso internacional na área

Nesta terça-feira (27/2), Cesar Alves Ferragi, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-Sor) da UFSCar, foi o palestrante convidado na etapa brasileira do Open Innovation Contest 7.0, concurso internacional de inovação que acontece em 15 cidades de 14 países, com etapa final em Tóquio, prevista para o próximo dia 22 de março.

O Open Innovation Contest, em sua sétima edição, é uma realização da empresa japonesa NTT Data, gigante do ramo de Tecnologia de Inovação. O objetivo é a seleção de propostas inovadoras de negócios elaboradas por startups, nas áreas de Fintech (inovações no setor financeiro), Internet das Coisas, energia, tecnologia de seguros e em Saúde, Gestão de Processos de Negócios (BPM), arquivos digitais, Big Data, marketing digital, blockchain, Open API, dados pessoais, inteligência artificial, segurança cibernética, realidade virtual/aumentada ou robótica. Empresas clientes da NTT Data (grandes corporações) propõem os desafios, e os melhores projetos, selecionados por um júri, recebem apoio para sua concretização.

O convite a Ferragi para ser keynote speaker no evento em São Paulo foi feito no contexto de aproximação entre a Everis (companhia do grupo NTT Data) e a UFSCar para o oferecimento de curso de MBI (Master in Businness Inovation). Em sua apresentação, sobre perspectivas de inovação para 2020, o professor da UFSCar buscou fazer uma provocação sobre como lidamos com a inovação, falando, dentre outros tópicos, sobre organizações exponenciais, relação entre ética e tecnologia, problemas complexos, Teoria U e aprendizado com o futuro emergente.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site do Open Innovation Contest.