Exposição fotográfica inspirada no universo caipira estreia dia 12/12

No dia 12 de dezembro, no Campus Sorocaba, acontece a inauguração da exposição fotográfica “Universo Caipira”. A exposição apresenta imagens produzidas pelas pessoas participantes do curso de extensão de mesmo nome, realizado ao longo deste segundo semestre, sob a coordenação de Neusa de Fátima Mariano, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So). As imagens foram produzidas em uma saída a campo com destino ao bairro Piraporão, no município de Piedade, com o objetivo de registrar paisagens, momentos, objetos, pessoas e outros aspectos que representassem o universo caipira.

O curso de extensão foi oferecido no formato de Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), com a possibilidade de participação de estudantes de graduação e outras pessoas interessadas. O objetivo é justamente possibilitar o contato e a compreensão da cultura caipira, entendida como uma das identidades do interior do Estado de São Paulo. O curso teve aulas expositivas e discussões sobre a cultura caipira, partindo do conceito de cultura e buscando o entendimento das especificidades da cultura caipira, a partir de diversos autores. Os debates também promoveram reflexões sobre o folclore e as formas de expressão da cultura espontânea de origem campesina, além da produção das imagens que agora compõem a exposição.

A inauguração da mostra acontece das 17 às 19 horas, no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geografia Humana (LaPEGeo), que fica no Prédio Vermelho, no Campus Sorocaba da UFSCar. A participação é gratuita e aberta às pessoas interessadas. Uma prévia das imagens, dentre outros materiais, pode ser conferida no blog do projeto.