Nós Diversos realiza cinco encontros dedicados às mulheres em março

O projeto Nós Diversos – voltado ao debate de pautas feministas e LGBT – realizará cinco encontros dedicados às mulheres durante o mês de março, considerando o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Quatro desses encontros acontecem às quartas-feiras (dias 7, 14, 21 e 28), sempre as 19 horas, no SESC Sorocaba, e compõem a programação intitulada “Mulherio em Conversas”. As rodas de conversas abordarão o que é ser mulher, direitos, feminismo, violência contra as mulheres e feminicídio, dentre outros assuntos.

No dia 7, o debate será “Meu corpo, minhas regras”, com Viviane Melo de Mendonça, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) da UFSCar e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS) da Universidade, um dos realizadores do Nós Diversos. No dia 14, a advogada e militante feminista Emanuela Barros fala sobre violência contra a mulher. No dia 21, Daia Moura, atriz, arte-educadora e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Sorocaba da UFSCar (PPGEd-So) participa do debate “A mulher negra nas artes”. E, no dia 28, Thara Wells, ativista trans e Coordenadora da Associação Transgêneros de Sorocaba, fala sobre “Feminismo trans”.

No dia 22, uma quinta-feira, acontece o quinto evento, a roda de conversa “Feminismo para quais mulheres”, também às 19 horas. Participam Stephanie Ribeiro, ativista feminista negra, estudante de Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, e Thayz Athayde, Mestre e doutoranda em Educação, que coordena a página Blogueiras Feministas. As convidadas falarão sobre a história do feminismo e suas diferentes vertentes, com foco no feminismo negro e no feminismo interseccional (referente à intersecção entre diversas opressões – de gênero, raça e classe social).

Todos os eventos são gratuitos, com retiradas de convites com uma hora de antecedência no próprio SESC, que fica na Rua Barão de Piratininga, 555. Mais informações no site do SESC.

O projeto Nós Diversos é uma parceria do SESC Sorocaba com a Organização da Parada LGBT de Sorocaba, o NEGDS da UFSCar, o Grupo Mandala (coletivo formado no Campus Sorocaba da UFSCar) e a Associação Transgêneros de Sorocaba. O objetivo é desconstruir preconceitos e promover o respeito às diferenças entre nós, “criando novos nós de afetividade e diversidade”. Mais informações na página do projeto no Facebook.