Palestra aborda processos participativos na gestão de riscos ambientais

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) realiza nesta quinta-feira (14/9) a palestra “Participação e gestão de riscos ambientais: limitações e soluções”, com o pesquisador Antonio Aledo, da Universidade de Alicante, da Espanha. O evento, gratuito e aberto às pessoas interessadas, acontece das 18 às 20 horas, no Auditório do edifício ATLab.

A apresentação abordará as dificuldades metodológicas e práticas enfrentadas na implementação de processos participativos na gestão de riscos, que incluam todos os grupos de interesse. A reflexão trata de um contexto em que, de um lado, a bibliografia especializada em metodologias participativas fala de uma fase generalizada de desapontamento e descontentamento entre os seus praticantes e, de outro, uma nova fase revisionista vem tentando aprender com os erros passados e melhorar as práticas de participação, com maior atenção aos seus freios e dificuldades, para que sua inclusão em planos de gerenciamento de risco ambiental seja mais produtiva.

A palestra está sendo realizada sob a coordenação de Ermínio Fernandes, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH), no âmbito de negociações para o estabelecimento de acordo de cooperação entre as duas instituições. O evento tem o apoio do DGTH e do CCHB.