RELATÓRIO DA CONSULTA O QUE PENSA A COMUNIDADE DO CAMPUS SOROCABA SOBRE CONTINUAR OU NÃO SENDO UFSCAR.

A Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba vem sendo alvo de algumas iniciativas e pressões externas de desmembramento para a implementação, a partir de suas estruturas, de uma nova universidade.

As universidades são instituições complexas, pois carregam um papel social valoroso e um potencial inovador único. O desmembramento é uma ação que traz uma série de mudanças, entretanto sabemos que - entre impactos externos e internos - quem sente essas modificações de perto são as pessoas que compõem e formam a instituição.

O que os/as docentes, técnico/a administrativos e estudantes da UFSCar- Campus Sorocaba pensam sobre essa questão?  Na última reunião do Conselho Universitário - CONSUNI 225º Reunião Ordinária, segunda sessão - aos conselheiros de Sorocaba foi aberta a possibilidade de um levantamento de informações junto ao campus para posterior apresentação de um dossiê sobre o assunto. Acreditamos que esse documento tem que ser elaborado em conjunto com a comunidade acadêmica, expressando de forma transparente e democrática a vontade da maioria.

Para possibilitar a participação de toda a comunidade e promover a disseminação dos argumentos utilizados por quem defende e por quem não defende a continuidade do campus Sorocaba na UFSCar, foi realizado um debate seguido de uma consulta a toda a comunidade, onde cada discente, docente e técnico-administrativo teve a oportunidade de votar e registrar a sua opinião.

O debate foi realizado entre os defensores da proposta de continuidade do campus Sorocaba na UFSCar e dos opositores dessa continuidade. Cada grupo teve trinta minutos para apresentar suas argumentações, sendo que o tempo restante foi destinado para perguntas e intervenções do público. Cada grupo deveria indicar à comissão, no prazo estabelecido, dois membros para apresentar e debater publicamente seus argumentos.

A consulta aconteceu no dia seguinte à mesa de discussão, nos três períodos: manhã, tarde e noite. Cada integrante da comunidade teve direito a um voto e a contabilidade foi feita por categoria, por maioria simples.

Após esse processo democrático de consulta, teremos pela primeira vez a opinião da comunidade sobre o tema, contribuindo para fortalecer nossa participação no presente e no futuro do campus Sorocaba da UFSCar.

Para acessar o relatório clique aqui