Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários.

Data e horário: 16 de Outubro de 2019, das 14h00 às 22h00. 

Local: Auditório do Prédio ATLab (prédio roxo) da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Rodovia João Leme dos Santos, Km 110. Bairro do Itinga, Sorocaba.

Faça sua Inscrição emhttps://docs.google.com/forms/d/1E6qY5jsolymf5B_0ZbLlD7C-tED5x0RVE8SzGKGjDkw/viewform?edit_requested=true

 

As vagas são limitadas a 200 participantes. Solicitamos a gentileza de somente se inscrever se tem real intenção de comparecer. Será fornecido certificado de participação.

 

Resumo:

Qual a função pedagógica das/dos profissionais da Educação em relação à saúde mental das crianças, das/dos adolescentes escolares e das/dos jovens universitárias/os? Qual o papel da escola e da universidade em relação à promoção da saúde emocional de suas/seus estudantes? A fim de responder a estas questões, dois grupos de pesquisa − Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE) e Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP) – se unem na organização deste Seminário que, mantendo foco no campo da formação de professoras/es, reúne profissionais da área da Assistência Social, da Educação e da Psicologia que dão a conhecer as principais características do cuidado em saúde mental desde a infância, modos de atuação para a prevenção de problemas e avanços mais significativos para os contextos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, o evento aborda o cotidiano social e a dinâmica universitária das/dos estudantes do campus Sorocaba da UFSCar. Vale ressaltar que a saúde integral dos/as educadores/as, nos diversos níveis de ensino, é de fundamental importância para facilitar e preservar a saúde mental e emocional das/dos estudantes. Portanto, é preciso considerar a interferência da dinâmica institucional como promotora, inibidora ou impeditiva ao desenvolvimento da saúde das/dos que nela vivem e a constroem. 
 
Acesse a página do Seminário no Facebook para mais informações:   https://www.facebook.com/events/428733630965055/