Campus Sorocaba sedia o IV Simpósio de Pesquisa em Juventude no Brasil.

Entre os dias 09 e 11 de abril, acontece o IV Simpósio de Pesquisa em Juventude no Brasil/ I Encontro da REDEJUVE: novos desafios investigativos. O evento é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Juventude no Brasil (REDEJUVE), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Juventude, Gerações e Temas Contemporâneos (JUVGTC), ligado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Condição Humana do campus Sorocaba. Realizado com apoio da CAPES e de diferentes programas de pós-graduação em todo o País, tem como principais objetivos: 1) refletir sobre a produção de conhecimento em torno da condição juvenil 2) contribuir para avanços no campo da pesquisa sobre a temática da juventude e para a produção de subsídios às políticas públicas voltadas a jovens 3) fortalecer a articulação de pesquisadores e pesquisadoras de todas as regiões do Brasil. A conferência de abertura, no dia 09 de abril, terá como tema “A pesquisa sobre os jovens nos desencontros das temporalidades históricas: mudanças e permanências", com a participação de Marilia Pontes Sposito, professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Já a conferência de encerramento, no dia 11 de abril, abordará a temática das “Juventudes, cidades e nomadismo: entre espaços presenciais e digitais”, e contará com a presença de Glória Diógenes, professora titular da Universidade Federal do Ceará. Além das conferências, o Simpósio contará com mesas-redondas sobre a condição juvenil em interface com diferentes temáticas, contemplando a intersecção das desigualdades e diferenças de classe, gênero, étnico raciais, geracionais e de local de moradia. Também haverá espaço para apresentação e debate de trabalhos de estudantes de programas de pós-graduação e de recém mestres (as) e doutores (as), que poderão inscrever suas propostas de trabalho até o dia 19 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no site: https://sites.google.com/ufscar.br/ivsimposiopesquisajuventude/inicio?authuser=0.