Homenagem à Professora Rita de Cássia Lana

Rita de Cássia Lana. Antes de tudo uma mulher. Uma mulher com convicções pautadas na ética, na moral, na justiça, no profissionalismo, no compromisso com a ciência; uma mulher constituída pela sensibilidade e pela ternura. A Rita foi uma pessoa encantadora que, com seu conhecimento ímpar, sabia como ninguém discutir diferentes temas em alto nível em diversas expertises como Filosofia, História, Patrimônio Histórico-Cultural, Geografia, Turismo, Demografia, Antropologia, Ética discursiva etc. Assumia os compromissos de corpo e alma e não fazia absolutamente nada que não fosse para dar o seu melhor. Desta forma, participou incansavelmente de inúmeras comissões e cargos em sua trajetória de 17 anos na UFSCar. Atuou de forma intensa na consolidação dos cursos de graduação em Turismo e em Geografia, dando suporte assertivo para construir os seus pilares e seu arcabouço político pedagógico. Participou como docente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGGeo de forma ativa desde a sua fase embrionária até os dias atuais. Esteve sempre atenta aos acontecimentos do cenário político e acompanhava o Diário Oficial de forma espantosa. As informações: nunca as guardava para si. Pelo contrário, estava sempre compartilhando algo que interessava ao outro, tornando-se uma fonte segura e à disposição dos colegas e estudantes, tornou-se amiga. Zelava pelas amizades, pois não tinha pressa quando o que estava à sua frente era um bom papo. Foi constantemente acolhedora e irradiante em suas falas, além de ser muito carinhosa dentro e fora da sala de aula. Era querida pelos colegas, pois estava sempre sorrindo e ajudando a quem precisasse. A Rita se fez presente mesmo no distanciamento social durante o período pandêmico, no mundo do remoto/virtual. Como docente foi e é uma profissional admirada, inspiradora, tamanha a sua eloquência no trato dos assuntos e sua didática incomparável que deixava a todos vislumbrados, haja vista os inúmeros relatos dos estudantes que tiveram a honra de ser seus alunos. Acima de tudo, era humana e, sabia como ninguém lidar com fino trato dos temas acadêmicos e de delicados assuntos particulares, revelando seu coração acolhedor. Tirava sempre o melhor de cada um em suas orientações acadêmicas e pessoais, tornando-se para muitos uma referência, tamanho era o seu amor pela docência. Foi amada e amou como filha, esposa, mãe, irmã, amiga e professora. Foi uma luz que iluminou, inspirou e continuará inspirando a todos. Estará sempre presente em nossos corações, em nossas mentes. Além de deixar para nós o seu legado sólido, construído numa trajetória de muito estudo, compromisso e dedicação, deixou o calor de sua presença em nossa memória, em nossas lembranças mais alegres e suaves. Sentiremos muito a sua falta. Essa é a nossa singela homenagem a você Rita. Descanse em paz.