Livro reúne estudos sobre Sorocaba a partir de perspectivas geográficas

Pouco mais de 10 anos após a instalação do Campus Sorocaba e oito da criação do curso de Licenciatura em Geografia no Campus, parte dos resultados das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas é apresentada no livro “Chão da Terra – Olhares, Reflexões e Perspectivas Geográficas de Sorocaba”, organizado por Carlos Henrique Costa da Silva e Edelci Nunes da Silva, docentes do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH).

Em 10 capítulos, a obra olha para a região de Sorocaba à luz das questões físicas, ambientais, culturais, sociais, econômicas e políticas, além de trazer análises sobre as práticas pedagógicas e a docência em Geografia. Dentre outros temas, são abordadas a evolução do relevo na região de Sorocaba e sua dinâmica climática; a utilização de técnicas avançadas de geoprocessamento como prática para o planejamento e a gestão ambiental; a transformação de Sorocaba de cidade média do interior em sede de região metropolitana; e a conservação do patrimônio geoambiental e a educação patrimonial.

Embora não encerre a totalidade das pesquisas em desenvolvimento no DGTH, o livro “ilumina parte do esforço realizado por estes pesquisadores [docentes do DGTH] que buscam compartilhar com a sociedade os resultados de seu contínuo trabalho de ensino, pesquisa e extensão na região de Sorocaba. Do ‘chão da terra’ sorocabana emergem os problemas e as virtudes que alimentam as inquietações dos pesquisadores”, como destacam os organizadores na apresentação da obra. O livro, publicado pela Editora CRV, pode ser adquirido no site da Editora.